Biografia Raquel Bontempo
Raquel Bontempo Queiróz de Barros
Nasceu em Aveiro, Raquel Bontempo formou-se em Fotojornalismo (IM), Educação de Adultos e desenvolvimento local (ESEC) especializando-se em Educação Artística (FBAUL) trabalhando primeiro em jornais, teatros e com fotógrafos freelancers, posteriormente desenvolvendo os seus trabalhos como freelancer, em museus e escolas, tendo desenvolvido projetos comunitários nacionais e internacionais (Bélgica) e atividades para crianças de educação artística da sua autoria. Paralelamente, sempre teve gosto pelo movimento, expressão e desporto, chegou a ser atleta de andebol feminino, teve aulas de Teatro, artes, movimento, música…
O seu gosto pela educação e arte andaram sempre de mãos dadas e mais tarde, isso fez com que fosse aprofundar conhecimentos em cursos de educação, formando-se em Pedagogia pela Arte, Psicologia do desenvolvimento Infantil, Arte e Criatividade na pedagogia Social, Pedagogia Reggio Emila, Yoga e Meditação para Crianças e Adultos entre outros...
A música sempre a acompanharam, desde criança, que o que mais gostava era ouvir música e cantar canções em Vinil e nas cassetes do seu rádio (um dos seus brinquedos favoritos). Em 2004, com 24 anos de idade, muda-se para Lisboa para estudar a Biodanza. O que apaixonou de imediato foi a componente diversificada de músicas e a tonalidade afetiva e humana da Biodanza percorrendo um caminho de transformação pessoal ao longo de toda a sua formação. Desde, então, a Biodanza faz parte da sua vida, é percursora da Biodanza em Aveiro onde começou a dar aulas em 2011, até aos dias de hoje é facilitadora de 2 grupos regulares, com aulas regulares de Biodanza para crianças do 1º Ciclo em Escolas Públicas , assim como de workshops temáticos e retiros, por si criados, sobretudo ligados às Artes e à Natureza.
O primeiro contacto com a Biodanza deu-se em 2004 na Escola de Biodanza SRT de Portugal, com Nuno Pinto num processo de autodescoberta e desenvolvimento pessoal. Completou a sua formação, aprofundando os estudos nesta área na Escola de Biodanza de Portugal, onde teve a oportunidade de assistir e participar em vários seminários em Portugal e fora de portas, com diversos professores especializados nas áreas da Psicologia, das Ciências e do Movimento Humano.
Nos últimos 20 anos, dedicou-se ao desenvolvimento da prática de Biodanza em Aveiro , tendo sido percursora na introdução do movimento Biodanza em Aveiro.
Atualmente com aulas semanais (Grupos Regulares de Aprofundamento e de Integração) e aulas regular semanais de Biodanza para crianças do 1º Ciclo em Escolas Públicas. Faz parte da equipa de facilitadores da escola de Biodanza SRT, no Porto, é ainda didata e supervisora nas Escola Biodanza SRT, no Porto, membro da Associação Portuguesa de Facilitadores de Biodanza, desenvolvendo ao longo do ano várias sessões e workshops de apresentação, vivenciais e de aprofundamento.o